domingo, 26 de março de 2017

Takamatsu



Toshitsugu Takamatsu
 (高松 寿嗣, Takamatsu Toshitsugu)
Nasceu em 10 de março de 1887 em Akashi e morreu em 2 de abril de 1972. Ele é conhecido entre outros artistas marciais por diversos nomes: Jutaro, Chosui, Uoh, Kotengu (pequeno goblin), Moko no Tora (tigre da mongólia), Kikaku (Chifres de demônio), Yokuoh, Kotaro (Jovem gato), Shojuken, Garakutabujin, Kozan e Kyosha.Recebeu de seu avô (Por parte de mãe), Toda Shinryuken Masamitsu o título de Soke (patriarca) das tradições da Shinden Fudo Ryu, Koto Ryu Koppo-Jutsu, Gyokko Ryu Kosshi-Jutsu, Togakure Ryu Ninpo, Gyokushin Ryu Ninpo e Kumogakure Ryu Ninpo. De Mizuta Yoshitaro Tadafusa ele recebeu a Hontai Takagi Yoshin Ryu Ju-Jutsu (aos 17 anos), e de Ishitani Matsutaro Takakage recebeu a Kukishin Ryu, Gikan Ryu, Hontai Yoshin Takagi Ryu e Shinden Muso Ryu também. Ele era um grande amigo de Jigoro Kano (Judô Kodokan), ambos viviam na mesma região. Viajou pela Coreia, Mongólia e China aos 21 de idade. Ensinava artes marciais e se envolveu em algumas batalhas de vida ou morte. Estudou 18 artes marciais coreanas e chinesas. Foi guarda-costas do último imperador chinês Puyi. Se tornou sacerdote de Budismo Tendai em 1919. Em 1921 foi autorizado a copiar as escrituras da família Kuki. Durante a Segunda Guerra Mundial (1945), as escrituras originais foram destruídas e perdidas. Em 1949 ele presenteou a família Kuki com as novas escrituras as quais foram copiadas do original e de sua própria memória. Era surdo de um ouvido, devido a uma de suas lutas. Ele disse que os Monges Shaolin e seu Kung Fu chinês eram os inimigos mais perigosos que havia conhecido. Foi enterrado no cemitério de Kumedra em Nara. Ele escrevia artigos para o jornal Yokyo Times. Era muito conhecido no Japão, como um grande mestre de jujutsu e bojutsu, mas muitas pessoas foram surpreendidas ao saber que ele era um grande mestre ninja.
Toshitsugu Takamatsu enfrentou aproximadamente 19 lutas, das quais apenas 7 foram em competições e 12 foram até a morte. Combates mortais eram consequência de sua fama, que incomodava outros artistas marciais. Para que pudesse sobreviver, ele ensinava artes marciais por toda a China. Chegou a ter cerca de 800 alunos, entre chineses, japoneses, franceses e americanos.
Takamatsu escreveu que nas Artes Marciais, quando se tratava de combate real, era necessário estar preparado para matar o seu atacante.
Após ler o artigo, um mestre de Karatê apareceu na televisão e disse que o que Takamatsu havia escrito era errôneo, velho, e não era mais necessário nos dias de hoje. Ele chamou Takamatsu de “passado”. Após conseguir uma entrevista na televisão, Takamatsu disse que ele era o passado vivo e que entendera os comentários como um desafio, do qual ele aceitara. Takamatsu deu três dias para que o mestre de Karatê se retratasse publicamente dos seus dizeres. Se isso não ocorresse, Takamatsu iria lutar com ele com uma mão amarrada nas costas. Antes do término dos três dias, o mestre de Karatê se retratara.

Depois da Segunda Guerra Mundial Takamatsu investiu seu tempo em treinar seus sucessores de suas tradições marciais.
Foi contemporâneo, amigo e reverenciado por Jigoro Kano, criador do judô e por Morihei Ueshiba, criador do aikidô e grão-mestre em aikijujutsu.
Teve como seu principal sucessor, herdeiro de 9 escolas, o mestre Masaaki Hatsumi o qual mantinha com ele uma forte amizade. Posteriormente, Masaaki Hatsumi fundou a Bujinkan, em homenagem a seu mestre - Toshitsugo Takamatsu, onde passou a ensinar as tradições que recebeu.
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''


'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Nenhum comentário:

Postar um comentário