KI
Existe um campo de energia invisível no universo e dentro de nós preenchido pelo que os japoneses chama de ki. Saber captar e manipular essa energia em certas situações e em um combate é um dos segredos das artes marciais japonesas como o Ninjutsu. Tomar consciência desse campo implica perceber que o espírito e a matéria são interdependentes.A tradição que teve como difusores Bodhidharma e Dogen e que talhou o espírito do budismo chan e do zen budismo, do budo e do bushido no Japão subverteu o conceito de luta. O combate deixa de ser um ato unicamente mecânico e estratégico com o objetivo de suplantar um oponente ou livrar-se da derrota e se torna em uma senda da luta do homem para controlar sua própria mente-espírito pelo caminho do abandono de seu ego e pela autodescoberta de seu “eu profundo” e imutável, que compartilha com a totalidade do cosmos.
A percepção do ki, por sua vez, necessita de um estado mental diferenciado. Exercícios como o kata, a meditação e o controle emocional em situações de tensão ajudam a "despertar" o KI e a controlá-lo favoravelmente. O fluxo do KI sobre um organismo é diretamente proporcional à qualidade dos pensamentos e sentimentos do indivíduo. São os nossos pensamentos e sentimentos negativos que causam interrupções no fluxo do KI no nosso corpo. Os locais onde pensamentos e sentimentos negativos se concentram são onde o fluxo do KI se restringe.
Nesses pontos o organismo funciona mal e podem surgir doenças. Mesmo a medicina ocidental moderna reconhece a influência da mente sobre a condição orgânica e muitos médicos ocidentais apontam 98% das doenças como consequência direta ou indireta do estado de espírito do doente.
Fonte: novaconscincia, ana calazans
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
ninpobrasil@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário