quinta-feira, 30 de março de 2017

Gotonpo


Quando falamos de "Gotonpo", estamos falando de 5 técnicas  "A arte da estratégia dos cinco elementos".
DOTON NO JUTSU

SUITON NO JUTSU 
KATON NO JUTSU
MOKUTON NO JUTSU
KINTON NO JUTSU
São métodos de se utilizar a terra, água, fogo, madeira e metal. Podemos também dizer que estes são métodos com características omote e também podem ser aplicados a níveis físicos, mentais e espirituais. Além destes cinco elementos temos também a parte "Ura" que se caracteriza por estrategias como:
JIN ( Homem ) que são métodos de utilizar crianças, homens, mulheres e idosos para determinados fins.
KIN ( Pássaros ), JUTON ( Animais ), CHUTON ( Répteis ) e GYOTON ( Pescados ).
Também devemos saber que além destas estratégias temos um conjunto de disciplinas chamado "Ongyo no Jutsu" que se refere ao "Tenchijin Santon no Ho" (Métodos de escapar utilizando o céu, a terra e o homem). Desta forma temos para cada um destes termos 10 tipos de estratégias e para todas elas existem um numero de técnicas que estão descritas em manuais (Denshos), além disso é importante sabermos que este tipo de conhecimento era transmitido para pessoas com um alto grau de responsabilidade e por um mestre, através do "Kuden" e "Shinden" ou seja, pela transmissão oral e de coração para coração.
O "GOTONPO" deve ser levado com muita seriedade é onde acontece a fusão entre homem X natureza.
Acima de tudo devemos ter maturidade e muita responsabilidade ao abordar um tema tão complexo como este. 

fonte: facebook
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' ninpobrasil@gmail.com

quarta-feira, 29 de março de 2017

Ki


KI
Existe um campo de energia invisível no universo e dentro de nós preenchido pelo que os japoneses chama de ki. Saber captar e manipular essa energia em certas situações e em um combate é um dos segredos das artes marciais japonesas como o Ninjutsu. Tomar consciência desse campo implica perceber que o espírito e a matéria são interdependentes.
A tradição que teve como difusores Bodhidharma e Dogen e que talhou o espírito do budismo chan e do zen budismo, do budo e do bushido no Japão subverteu o conceito de luta. O combate deixa de ser um ato unicamente mecânico e estratégico com o objetivo de suplantar um oponente ou livrar-se da derrota e se torna em uma senda da luta do homem para controlar sua própria mente-espírito pelo caminho do abandono de seu ego e pela autodescoberta de seu “eu profundo” e imutável, que compartilha com a totalidade do cosmos.
A percepção do ki, por sua vez, necessita de um estado mental diferenciado. Exercícios como o kata, a meditação e o controle emocional em situações de tensão ajudam a "despertar" o KI e a controlá-lo favoravelmente. 
O fluxo do KI sobre um organismo é diretamente proporcional à qualidade dos pensamentos e sentimentos do indivíduo. São os nossos pensamentos e sentimentos negativos que causam interrupções no fluxo do KI no nosso corpo. Os locais onde pensamentos e sentimentos negativos se concentram são onde o fluxo do KI se restringe.
Nesses pontos o organismo funciona mal e podem surgir doenças. Mesmo a medicina ocidental moderna reconhece a influência da mente sobre a condição orgânica e muitos médicos ocidentais apontam 98% das doenças como consequência direta ou indireta do estado de espírito do doente. 

Fonte: novaconscincia, ana calazans

''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' ninpobrasil@gmail.com

segunda-feira, 27 de março de 2017

Masaaki Hatsumi (Soke Bujinkan)


Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, na província de Chiba, em 2 de dezembro de 1931. Ele graduou-se na Universidade Meiji, de Tóquio, hoje ele é o diretor de sua própria clínica na cidade de Noda, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão. Amante da arte também inspira-se à pintar verdadeiras obras com quadros expostos em todo o mundo. Masaaki Hatsumi recebeu de seu mestre a autoridade e a posição de herdeiro sucessor em linha direta dos mestres e discípulos, remontados há sete séculos atrás vindo a tornar-se o Grande Mestre das nove tradições marciais japonesa. São elas:
  • 34º Soke da Togakure Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Daisuke Nishina por volta de 1100.
  • 28º Soke da Gyokko Ryu Koshijutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Tozawa Hakkunsai por volta de 1100.
  • 26º Soke da Shinden Fudo Ryu Dakentaijutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Izumo Kanja Yoshiteru por volta de 1100.
  • 26º Soke da Kukishinden Ryu Taijutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Izumo Kanja Yoshiteru por volta de 1300.
  • 21º Soke da Gyokushin Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Sasaki Goemon Teroyoshi por volta de 1500.
  • 18º Soke da Koto Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Sakagami Taro Kunishige por volta de 1500.
  • 17º Soke da Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Takagi Oriuemon Shigenobu por volta de 1500.
  • 15º Soke da Gikan Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Uryu Hangan Gikanbo por volta de 1500.
  • 14º Soke da Kumogakure Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.
    Fundada por Heinaizaemon Ienaga Iga por volta de 1500.
Hatsumi Sensei criou um sistema único de treinamento englobando as nove escolas herdadas de seu mestre, no início denominado-o Ninpo Tai Jutsu e em seguida viria a abrir as portas da filosofia Ninpo aos primeiros alunos ocidentais, sendo assim, mudaria de Ninpo Tai Jutsu para Budo Tai Jutsu . Foi fundando a partir de 1972 a então conhecida: Bujinkan Budo Tai Jutsu. O termo Bujinkan significa: “A Morada do Guerreiro Divino” assim como “A Casa do Deus Guerreiro”, lembrando que este termo foi uma criação de Sensei Hatsumi em homenagem a seu mestre Toshitsugu Takamatsu.

Um dia Takamatsu e Hatsumi estavam sentados na casa de Takamatsu conversando. Takamatsu em certa hora pediu que Hatsumi fechasse seus olhos. Takamatsu saiu do quarto sem fazer barulho. Voltou, então com uma espada atacou Hatsumi usando Jumonji Kiri que são dois cortes: um vertical e um horizontal.
Hatsumi conta que ele sentiu algo errado e se moveu lateralmente, então ele sentiu que devia pular para a frente. Após isso, Takamatsu disse a Hatsumi que ele tinha o sentimento (Sakki) e presenteou Hatsumi com a espada que usou para atacá-lo. Após isso, Hatsumi recebeu o Menkiyo Kaiden.
Posteriormente, Masaaki Hatsumi fundou a Bujinkan, em homenagem a seu mestre – Toshitsugu Takamatsu, onde passou a ensinar as tradições que recebeu.

''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

domingo, 26 de março de 2017

Takamatsu



Toshitsugu Takamatsu
 (高松 寿嗣, Takamatsu Toshitsugu)
Nasceu em 10 de março de 1887 em Akashi e morreu em 2 de abril de 1972. Ele é conhecido entre outros artistas marciais por diversos nomes: Jutaro, Chosui, Uoh, Kotengu (pequeno goblin), Moko no Tora (tigre da mongólia), Kikaku (Chifres de demônio), Yokuoh, Kotaro (Jovem gato), Shojuken, Garakutabujin, Kozan e Kyosha.Recebeu de seu avô (Por parte de mãe), Toda Shinryuken Masamitsu o título de Soke (patriarca) das tradições da Shinden Fudo Ryu, Koto Ryu Koppo-Jutsu, Gyokko Ryu Kosshi-Jutsu, Togakure Ryu Ninpo, Gyokushin Ryu Ninpo e Kumogakure Ryu Ninpo. De Mizuta Yoshitaro Tadafusa ele recebeu a Hontai Takagi Yoshin Ryu Ju-Jutsu (aos 17 anos), e de Ishitani Matsutaro Takakage recebeu a Kukishin Ryu, Gikan Ryu, Hontai Yoshin Takagi Ryu e Shinden Muso Ryu também. Ele era um grande amigo de Jigoro Kano (Judô Kodokan), ambos viviam na mesma região. Viajou pela Coreia, Mongólia e China aos 21 de idade. Ensinava artes marciais e se envolveu em algumas batalhas de vida ou morte. Estudou 18 artes marciais coreanas e chinesas. Foi guarda-costas do último imperador chinês Puyi. Se tornou sacerdote de Budismo Tendai em 1919. Em 1921 foi autorizado a copiar as escrituras da família Kuki. Durante a Segunda Guerra Mundial (1945), as escrituras originais foram destruídas e perdidas. Em 1949 ele presenteou a família Kuki com as novas escrituras as quais foram copiadas do original e de sua própria memória. Era surdo de um ouvido, devido a uma de suas lutas. Ele disse que os Monges Shaolin e seu Kung Fu chinês eram os inimigos mais perigosos que havia conhecido. Foi enterrado no cemitério de Kumedra em Nara. Ele escrevia artigos para o jornal Yokyo Times. Era muito conhecido no Japão, como um grande mestre de jujutsu e bojutsu, mas muitas pessoas foram surpreendidas ao saber que ele era um grande mestre ninja.
Toshitsugu Takamatsu enfrentou aproximadamente 19 lutas, das quais apenas 7 foram em competições e 12 foram até a morte. Combates mortais eram consequência de sua fama, que incomodava outros artistas marciais. Para que pudesse sobreviver, ele ensinava artes marciais por toda a China. Chegou a ter cerca de 800 alunos, entre chineses, japoneses, franceses e americanos.
Takamatsu escreveu que nas Artes Marciais, quando se tratava de combate real, era necessário estar preparado para matar o seu atacante.
Após ler o artigo, um mestre de Karatê apareceu na televisão e disse que o que Takamatsu havia escrito era errôneo, velho, e não era mais necessário nos dias de hoje. Ele chamou Takamatsu de “passado”. Após conseguir uma entrevista na televisão, Takamatsu disse que ele era o passado vivo e que entendera os comentários como um desafio, do qual ele aceitara. Takamatsu deu três dias para que o mestre de Karatê se retratasse publicamente dos seus dizeres. Se isso não ocorresse, Takamatsu iria lutar com ele com uma mão amarrada nas costas. Antes do término dos três dias, o mestre de Karatê se retratara.

Depois da Segunda Guerra Mundial Takamatsu investiu seu tempo em treinar seus sucessores de suas tradições marciais.
Foi contemporâneo, amigo e reverenciado por Jigoro Kano, criador do judô e por Morihei Ueshiba, criador do aikidô e grão-mestre em aikijujutsu.
Teve como seu principal sucessor, herdeiro de 9 escolas, o mestre Masaaki Hatsumi o qual mantinha com ele uma forte amizade. Posteriormente, Masaaki Hatsumi fundou a Bujinkan, em homenagem a seu mestre - Toshitsugo Takamatsu, onde passou a ensinar as tradições que recebeu.
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''


'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

sexta-feira, 24 de março de 2017

TOGAKURE RYU

FOTO:  Masaaki Hatsumi

Togakure-ryū Ninpō Taijutsu

Esta é talvez a mais famosa escola de Ninjutsu praticada na atualidade e dos poucos existentes. Fundada no século XII por Daisuke Togakure. Esta escola é famosa pelo uso de armas como o Shuriken (lâminas de arremesso) e os Shukos (garras de mão). Togakure-ryū utiliza técnicas de manipulação e intimidação mental. Esta escola é especialista também em Koshijutsu e Dakentaijutsu. De acordo com membros da Bujinkan Ninja Jūhakkei, as dezoito disciplinas (jūhakkei <jūhachi-kei) foram pela primeira vez declarou nos pergaminhos de Togakure-ryu 戸 隠 流, ou "Escola da Porta Oculta", supostamente fundado durante o período Oho (1161-1162) por um Daisuke Nishina (Togakure), que aprendeu uma visão de vida e técnicas (ninjutsu) de Kagakure Doshi.Togakure ryu Ninjutsu Hidensho é um manuscrito na posse de Masaaki Hatsumi (Soke da BUJINKAN), que é dito documento Togakure-ryu. O documento é a origem da suposta "18 habilidades de Ninjutsu". Ninja jūhakkei foi muitas vezes estudada junto com Bugei Jūhappan (o "18 samurai habilidades arte de combate"). Embora alguns são usados ​​da mesma forma por ambos os samurai e ninja, outras técnicas foram utilizadas de maneira diferente pelos dois grupos. As 18 disciplinas são:
1-Seishinteki Kyoyo refinamento espiritual
2-taijutsu combate desarmado
3-Kenjutsu técnicas de espada
4-Bojutsu bastão e técnicas de grupo
5-Sojutsu técnicas de lança
6-Naginatajutsu técnicas de naginata
7-Kusarigamajutsu técnicas kusarigama
8-Shurikenjutsu técnicas de arremesso de armas
9-Kayakujutsu pirotecnia
10-Hensojutsu disfarce e representação
11-Shinobi-iri camuflagem e técnicas de invasão
12-Bajutsu cavalaria
13-Sui-ren treino aquático
14-Bōryaku táticas
15-Choho espionagem
16-Intonjutsu fuga e ocultação
17-Tenmon meteorologia
18-Chi-mon geografia
O nome da disciplina de Taijutsu (体 术?), Significa literalmente "habilidade corporal" ou "arte corporal". Historicamente, o taijutsu palavra é muitas vezes no Japão, usado como sinônimo de jujutsu (assim como muitos outros termos) para se referir a uma gama de habilidades de luta. 

'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

quinta-feira, 23 de março de 2017

Kunoichi


Kunoichi 
Kunoichi (くノ一)é um termo utilizado designar para uma ninja do sexo feminino Durante o Japão feudal ninjas foram utilizados como, assassinos, espiões e mensageiros, seu treinamento diferia do treinamento dado aos ninjas do sexo masculino, embora tambem tivessem um nucleo em comum pois treinavam habilidades em taijutsu,kenjutsu,ninjutsu,etc.O treinamento das kunoichis tendia a priorizar as habilidades femininas, assim como o treinamento dos ninjas masculinos tendiam a priorizar habilidades masculinas.As Kunoichis eram treinadas para seduzir os senhores feudais, para poder espionar ou matar os inimigos de quem as contratavam.

Etimologia

A palavra Kunoichi, parece não possuir um significado literal , para alguns pode ser uma especie de código para designar uma ninja mulher, seus caracteres parecem ser uma forma errada de escrita da palavra mulher, para outros a palavra kunoichi vem de Ku-no-ichi que significa nove mais um, e faz alusão aos orifícios do corpo humano, que nos homens seriam 9 e nas mulheres seriam os mesmos 9 orificios mais um a vagina, pois uma das funções de uma ninja mulher era utilizar da sedução durante suas missões.

História

Ninjas do sexo feminino são mencionadas em Bansenshukai, um livro japonês do século 17 que compilia o conhecimento dos clãs nas regiões de Iga e de Kōga dedicados à formação de ninjas. De acordo com este documento, a principal função das Kunoichi foi espionagem, encontrar funções em serviços nas casas de inimigos, para coletar conhecimentos, ganhar a confiança ou ouvir as conversas.
 Um exemplo historicamente aceito é Mochizuki Chiyome, uma nobre do século 16, descendente de ninjas que foi encarregada pelo senhor da guerra, Takeda Shingen, do recrutamento de mulheres para criar uma rede secreta de centenas de espiãs.
A realidade sobre as kunoichi na história é um pouco obscura porque os documentos escritos sobre kunoichis são poucos. Mochizuki, Chiyome (望月千代女) é a primeira e única kunoichi que solidificou seu nome na história japonesa.
Chiyome nasceu em Kouga. Marido era Takeda, Moritoki (武田盛時),que era o sobrinho do Daimyo (大名) Takeda, Shingen (武田信玄), mas Moritoki foi morto em uma batalha em 156 e Chiyome ficou viúva. Shingen deu a Chiyome a posição do chefe das ninjas.Ela então passou a recrutar diversas mulheres , prostitutas, garotas abandonadas, órfãs e mulheres rebeldes que haviam perdido seus maridos durante a guerra, para as outras pessoas parecia que a senhora Chiyome estava ajudando estas mulheres dando a elas conhecimento e uma oportunidade para elas mudarem de vida, quando na verdade ela estava recrutando e treinando uma intrínseca rede de Kunoichis que eram empregadas na casa dos inimigos do clã Takeda e passavam a atuar como espiãs deixando o clã Takeda sempre um passo a frente de seus concorrentes.
Ao contrario dos ninjas do sexo masculino, as kunoichis precisavam aprender o konoichi jutsu, que significa a arte da kunoichi que consistia em uma serie de tecnicas para as missões que só podiam ser feitas por mulheres ninjas, essas missões envolviam seduzir e se infiltrar na casa do seus inimigos para obter as informassões e em alguns casos, muitas vezes essas ninjas aprendiam a ser Mikos que era uma especie de sacerdotiza xintoista, isso ajudava a fazer com que elas pudessem se viajar de cidade em cidade não levantar suspeitas
No período dos Reinos Combatentes, ninjas, muitas vezes fingiu ser praticantes de Shugêndo e no Kai (甲斐) naqueles dias, a rede comercial tinha avançado bem. Kai foi o território de origem da Takeda-Família. Shingen fez pleno uso desta vantagem, a fim de reunir informações de todo o Japão. Praticantes religiosos poderia ir a qualquer lugar sem ser visto com cuidado e, mais ainda, se uma fêmea. Eles seriam a confiança de pessoas pobres que precisavam de proteção divina. Então, ele deve ter sido muito fácil reunir rumores importantes a partir deles. Chiyome recolhidos meninas órfãs, que perderam suas famílias por causa de guerras, e educado-los tanto como Kunoichi e Shugendou-caminhada médiuns. Especialmente, meninas bonitas foram escolhidos e diz-se que mais de 200 meios de passeio foram despachados por todo o Japão. Acredita-se que é a primeira Shingen Daimyo que utilizaram meios femininos de espionagem.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Budô


Budô (武道) é um termo para designar as Artes Marciais Japonesas. Também trata-se de um termo utilizado para descrever o estilo de vida dos praticantes dessas artes, no qual engloba uma série de aspectos físicos, filosóficos e morais, com foco no auto-aperfeiçoamento, disciplina e crescimento pessoal e espiritual.
Portanto, pode-se dizer que a prática do Budô vai muito além dos treinos de luta nos tatami.Tendo em vista total harmonia espiritual temos a força de vontade, coragem e energia para diversas atividades no nosso cotidiano, sendo assim o Budô vem formando o carater de muitos seres humanos em prol de se tornar um cidadão melhor para a sociedade.
História
O Budô foi uma derivação do antigo bujutsu, conjunto de disciplinas que eram colocadas em prática nas batalhas durante o período Sengoku-jidai, que durou cerca de 150 anos, entre a metade do século 15 e início do século 17. “No Sengoku-jidai, os samurais lutavam por sobrevivência. As técnicas começaram a ser valorizadas só no Período Edo”, explica Masaru Kanzaki, mestre de Kobudo, a arte dos samurais, a mais antiga arte marcial japonesa.
Ao contrário do conturbado período de guerras do Sengoku-jidai, o período Edo (1603 – 1867), também conhecido como Período Tokugawa, foi marcado pela paz no arquipélago. Com o fim das guerras, as técnicas de lutas que os guerreiros travavam foram ensinadas às pessoas comuns. Criou-se, então, um código oral em que o “espírito da esgrima” (ken-no-kokoro), considerado a base do Bushidô (caminho do samurai), foi transmitido para os praticantes. E como não havia um inimigo, as lutas ganharam características de competição. Para que o caráter competitivo não tomasse conta dos treinamentos, o Budô foi introduzido para ser o caminho espiritual por meio do qual o praticante das lutas de artes marciais atingiria a iluminação. Pode-se então dizer que os objetivos do Budô estão intimamente ligados ao objetivo definitivo da filosofia Zen, que consiste na eliminação do ego, dos preconceitos e ilusões criadas pela mente humana, apegada aos prazeres da Terra.Durante o Período Edo, surgiram centenas de escolas e modalidades de bujutsu (práticas de combate) com diferentes técnicas, definições e métodos. Essas novas lutas se caracterizaram nas atuais artes marciais japonesas que tem como fonte principal o Budô.Quem bebeu dessa fonte e se tornou um dos símbolos do ideal budoka foi o samurai Miyamoto Musashi. Depois de muitas lutas vencidas, o guerreiro percebeu que o objetivo das artes marciais ia além da técnica e da aniquilação do adversário. É, então que ele entende a filosofia do Budô.Assim como a técnica requer prática, para um budoka atingir suas metas, ele precisa praticar incessantemente as premissas do Budô. Aliada à prática, o estudo teórico também é importante para atingir a serenidade diante das situações complicadas da vida.

O que um guerreiro deve seguir

A fim de conservar os princípios básicos do Budô, a Associação Japonesa de Budô decidiu escrever, em 1987, uma Carta do Budô, em que estabelece alguns ‘mandamentos’ para a prática:
1. Por meio do treino mental e físico é possível formar o caráter do budoka, de modo a tornar um indivíduo disciplinado e de bem;
2. Agir com cortesia e respeito durante o treino e desenvolver o equilíbrio entre o corpo, a mente e a técnica. Evitar a tentação de perseguir apenas a técnica de luta corporal;
3. Ter a humildade e autocontrole durante uma competição ou formas definidas de combate (kata);
4. Demonstrar respeito e cortesia no dojô;
5. Os professores devem encorajar a evolução dos seus alunos e não devem dar ênfase somente às competições ou habilidade técnica;
6. As pessoas que promovem o Budô devem ter mente aberta para compreender os valores tradicionais japoneses. Elas devem desenvolver pesquisas e metodologias de ensino para a sua divulgação;
7. Não importa quão rápido seja o movimento, este deve emanar de uma essência calma e silenciosa;
8. A adversidade não faz esmorecer um praticante do budô, ajuda-o a florescer;

O que o guerreiro deve evitar

– insolência
– confiança excessiva
– ganância
– raiva
– medo
– dúvida
– suspeita
– hesitação
– desprezo
– vaidade

FONTE:http://madeinjapan.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------