terça-feira, 18 de abril de 2017

Taijutsu

"Você deve jogar fora seus maus hábitos para ficar bom."

[Masaaki Hatsumi]

Taijutsu
Taijutsu (arte de combate do corpo) é o sistema da Bujinkan de defesa desarmada, usando golpes, projeções, contenções, estrangulamentos e torções de articulações. Engloba habilidades como: koppo jutsu – maneira de atacar e/ou usar a estrutura esquelética; Koshi jutsu – maneira de atacar os músculos e os pontos fracos do corpo; Jutai jutsu – método do “corpo relaxado” que ensina projeções, agarrões e técnicas de asfixia; e dakentai jutsu que enfatiza golpes, chutes e bloqueios.
Os primeiros níveis de treinamento, como saltos, rolamentos, técnicas de controle de queda e condicionamento físico, formam a base para o taijutsu. São necessários para progredir em outras técnicas, tais como o combate desarmado e o uso de ferramentas e armas. Uma vez aprendidas, as técnicas de taijutsu podem ser aplicadas a qualquer situação, armada ou desarmada.
O taijutsu na Bujinkan procura usar o movimento do corpo e o posicionamento em vez de força para derrotar o adversário. Todas as técnicas envolvem desequilibrar o adversário mantendo o seu próprio equilíbrio. Isto é conseguido movendo o oponente em posições inferiores e manipulando seu corpo ao longo de linhas fracas, onde é difícil para o oponente resistir. O atacante busca continuamente recuperar o equilíbrio e cobrir vulnerabilidades (como um lado exposto), enquanto o defensor usa a posição e o tempo para manter o atacante fora de equilíbrio e vulnerável. Em treinamento mais avançado, o atacante, por vezes, aplica técnicas de reversão (kaeshi waza – 返 し 技) para recuperar o equilíbrio e desativar o defensor.
Ukemi (受 身) refere-se ao ato de receber uma técnica. Um bom ukemi envolve um rolamento ou controle de queda para evitar dor ou lesão, como deslocamento de uma articulação. Assim, aprender a rolar e a cair é fundamental para o treinamento seguro em taijutsu. Antes de receber o 9º kyu (a graduação mais baixa), o aluno deve demonstrar a capacidade de rolar suavemente em uma variedade de direções, sem expor o pescoço a ferimentos.
(https://en.wikipedia.org/wiki/Bujinkan)

domingo, 9 de abril de 2017

BUSHIDO




BUSHIDO(武士道; 武士 = Guerreiro,道 = Caminho): "O Caminho do Guerreiro" era o código de honra e ética dos samurais.
Sua origem está ligada fundamentalmente ao Budismo, ao Xintoísmo e ao Confucionismo. Do Budismo, o Bushido herdou a coragem ao se encarar a morte e o desapego pelas questões materiais. Do Confucionismo vem a lealdade ao senhor feudal, a relação com a sociedade e a importância do nome da família. Dentro do Bushido, as linhas gerais que regem as mais variadas relações entre as pessoas, por exemplo, Mestre e Discípulo, Sempai e Kohai, pai e filho, irmão mais velho e mais novo, marido e mulher também possuem raízes no Confucionismo. Do Shintoismo trouxe o respeito para com a terra, com o feudo e a estima pela essência, o espírito, que há em tudo, desde as pessoas aos lugares, as espadas e os demais utensílios dos samurais.

1.  Gi – Justiça, Retidão e Honestidade

Seja honesto em todas as suas relações. Acredite na Justiça, não a que é dada pelos outros, e sim na sua própria justiça. Para um autêntico samurai não existem tons de cinza em relação à honestidade e justiça. Só existe o certo e o errado. E pra ser justo é necessário fazer o julgamento correto em relação à tudo em sua vida.

2.  Yuu – Coragem, Bravura heroica

Um samurai deve ter coragem heroica. Viver é arriscado e perigoso e esconder-se como uma tartaruga se esconde em sua concha não é a maneira mais adequada de viver. Devemos aprender a viver a vida ao máximo, intensamente. Substitua o medo pelo respeito e cautela. A coragem heroica não é cega, ela é inteligente e forte.

3.  Jin – Compaixão e Benevolência

Através de um treinamento intenso o samurai torna-se rápido e forte, porém ele usa essas habilidades para fazer o bem para as pessoas e tem compaixão por elas. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.

4.  Rei – Respeito, Polidez e Cortesia

O Samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Um samurai é cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um samurai é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como eles tratam os outros.

5.  Makoto – Honestidade e sinceridade

Mentir é um ato considerado covarde e desonroso e portanto quando um samurai diz que vai fazer tal coisa, é como se ele já tivesse feito. Nada no mundo conseguirá impedi-lo de concretizar o que disse. Um samurai não precisa dar a sua palavra e nem precisa prometer nada. Quando um samurai fala, é porque ele vai agir.

6. 名誉 Meiyo – Honra e Glória

O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra, e este juiz é ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo. Muitas das nossas decisões são influenciadas pelos outros, o que nos faz parecer hipócritas.
Dizemos muitas vezes o que os outros querem que digamos, vemos o que os outros querem que vejamos. Ouvimos o que os outros querem que ouçamos. O valor da nossa dignidade pessoal está implícito na palavra honra. “Desonra é como uma cicatriz em uma árvore que o tempo, em vez de curar, só ajuda a aumentar.”

7.  Chuu – Dever e Lealdade

Um samurai é extremamente leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel. Suas palavras e suas ações pertencem à você, assim como todas as consequências que se seguem a partir delas. “A palavra de um homem deve ser como sua impressão digital: Você deve levá-la aonde quer que vá”.
Seguir o bushido é dar ênfase à lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade”. Quando aplicamos esses princípios em nossa vida conseguimos melhorar nosso potencial humano.

''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''



FONTE: www.japaoemfoco.com